Blogs Cabo de aço Controle-remoto Sensor fim de curso Intertravamento Porca Acionadora Central de Portão

Conserto de Portão Eletrônico
| Serviços |

MUNDO DOS PORTÕES - Rua Santa Marcelina, 836
CNPJ: 24.912.069/0001-50
Agendamentos: (11) 2748-7761 Emergências: (11) 99849-4795

Seção SERVIÇOS

Abaixo você confere nossos serviços realizados.

Portão fechando sozinho.

Portão automático fechando sozinho, o conserto de portão automático neste caso foi a reconfiguração através do jumper para desativar o fechamento automático do portão eletrônico. Os pinos aonde é encaixado o jumper (strap) foram afastados um pouco para que o encaixe ficasse bem ajustado, evitando assim sua queda novamente pela vibração gerada pelo motor. Note que uma simples queda do jumper de configuração do fechamento automático para que o automatizador de portão apresentasse um comportamento diferente ao qual foi instalado e neste caso nenhuma peça foi utilizada para fazer o conserto.

Central de motor Peccinin Contatora

Central de portão automáticos

Substituição de central de portão automático basculante.
Ao chegar no cliente verificamos que sua central estava queimada, o motivo ficou esclarecido ao ver que em sua instalação inicial fora colocado de forma inadequada uma trava eletromagnética para portão automático diretamente nos fios do motor ocasionando com isso um superaquecimento e deixando esta fiação toda ressecada ao ponto de partir-se e uma vez a fiação a vista bastou um pequeno contato físico entre as partes vivas dos fios para que ocorresse o curto circuito.
Foi orientado ao cliente que embora a central de portão automático fosse nova e conta com a garantia de três meses contra defeitos de fabricação, se este instalar novamente travas eletromagnéticas sem utilizas as devidas conexões com o uso de módulo relé para acionar o temporizador ou a trava elétrica que a garantia do fabricante da central do automatizador estaria suspensa, haja vista a central não ter sido projetada para suportar correntes elétricas além das geradas pelo estator do motor do portão automático.

Substituição de central de portão automático

Controle remoto de portão

Controle remoto de portão é um componente tão importante quanto o próprio motor do portão, pois é através do controle remoto do portão que acionamos o motor, um dos principais problemas que ocorrem com o controle remoto do portão, além do fim da vida útil da bateria, é a sua quebra que na maioria das vezes é imperceptível a olho nu, pois micro fissuras em seu componente (chip) faz com que ele deixe de emitir a frequência 433, e então mesmo ele acendendo o led indicador de bateria, não funcionará.
Por ser um componente que aciona o automatizador o mais indicado sempre será a substituição por um novo, pois muitos atendimentos o conserto de portão resume-se a substituir o controle remoto de portão.

Mão com controle remoto abrindo portão automático

Quebrou o cabo de aço do portão.

Quebrou o cabo de aço do seu portão, o conserto de portão automático neste caso será a substituição para que seu portão automático volte a funcionar perfeitamente.
O cabo de aço de portão automático modelo basculante é um dos componentes que faz com que o portão automático possa parar aberto sem que haja algum tipo de escoramento, quando ocorre a quebra do cabo de aço o portão automático fica extremamente pesado para levantar e não consegue parar aberto a menos que coloque alguma escora para manter sem fechar.

Substituições de cabos de aços de portão basculante

Placa do motor de portão do automatizador PPA

O conserto de portão quando ocorre a queima da placa do portão é a sua substituição. No estado de São Paulo nos meses de Novembro até o mês de Março ocorre muitas chuvas e com isso muitas perturbações no fornecimento de energia ocasionando danos elétricos a placa do motor do portão, pois esta fica conectada a rede elétrica 24 horas por dia.
A verificação pode ser visual como na foto abaixo é possível verificar os danos causados à central eletrônica (placa do portão). Realizada a substituição da central do automatizador (placa do motor do portão, o conserto do motor do portão estará realizado e o portão automático voltará a funcionar perfeitamente.

Placa do motor de portão PPA basculante com central danificada após descarga elétrica.

Placa do motor do portão - Central Peccinin

A placa do motor Peccinin (central do automatizador) é bivolt o que faz com que seja mais resistente a variação de tensão no fornecimento de energia, entretanto quando há fortes descargas elétricas (raios e relampagos) esta também sofre danos elétricos, fazendo com que o automatizador de portão basculante, no caso da foto abaixo, deixando de funcionar, após análise visual é possível verificar diversos componentes carbonizados na placa do motor do portão automático, o conserto de portão automático neste caso, será a substituição da central do portão automático para que volte a funcionar perfeitamente.

Central Peccinin queimada

Automatizador de portão Peccinin

O conserto de portão neste automatizador da marca Peccinin que relatado pelo cliente não obedecia aos comando do controle remoto foi a substituição da placa do portão automático, a placa do portão automático utilizada neste conserto de portão automático foi uma central universal para portões automáticos a qual também aceita controles remotos que não sejam originais Peccinin, entretanto tais centrais para portões automáticos não conseguem diferenciar os botões do controle remoto, ou seja, basta cadastrar um único botão do controle remoto Peccinin e todos os outros botões deste controle também irão funcionar e acionarão o portão automático. Isso não é nenhum problema se no imóvel possuir apenas um portão automático.
No caso de possuir mais de um portão automático em que se abrem com o mesmo controle remoto utilizando botões diferentes, não será possível fazer tal substituição, como a central universal para portões automáticos pois a central universal para portões automáticos não diferencia botões dos controles e ao abrir/fechar um portão automático o outro portão automático será acionado junto, inviabilizando o uso.

Automatizador de portão basculante Peccinin parou de funcionar

Automatizador de Portão Garen

Durante fortes chuvas houve perturbações no fornecimento de energia elétrica, causando danos a entrada da placa do portão automático aonde a manutenção corretiva foi a substituição da central do portão automático com rampa.
Raros são os casos que a placa do portão automático não precise do recurso de rampa, pois na grande maioria se não houver uma desaceleração do portão automático quando estiver próximos aos finais de curso este irá chocar-se causando fortes pancadas no batente.

Motor de portão Garen danificado por alagamento

Automatizador PPA com central danificada

Após fortes chuvas e consequentemente diversas perturbações no fornecimento de energia o que veio ocasionar curto circuito na placa do portão automático e este por sua vez não tinha uma proteção de disjuntores de 5 amperes que ao menor sinal de aumento de temperatura interrompesse o fluxo de energia que alimenta o automatizador de portão automático acabou por carbonizar 90 por cento da placa de portão automático.
O conserto de portão neste atendimento foi substituir a placa de portão automático universal e o portão automático voltou a funcionar perfeitamente.

Automatizador de portão basculante PPA com central queimada

Motor Garen

Novamente após fortes chuvas e perturbações no fornecimento de energia o automatizador de portão automático deixou de funcionar, após uma verificação visual nem foi preciso utilizar qualquer tipo de instrumento para constatar o dano causado na entrada de alimentação da placa do portão automático haja vista ter diversos componentes totalmente carbonizados, neste caso foi observado também a falta de disjuntores dedicados ao portão automático, o conserto de portão automático foi a substituição da placa de portão automático Garen por uma central de portão automático universal e o portão automático voltou a funcionar perfeitamente.

Motor de portão Garen sem funcionar

Coroa interna Peccinin

Automatizador de portão automático demorava demasiadamente para abrir e fechar o portão produzindo forte ruído, ao abrir o automatizador de portão automático foi possível verificar o profundo desgaste da engrenagem de redução do automatizador do portão automático, tal desgaste ocorre naturalmente, entretanto se o portão automático estiver desbalanceado (muito pesado para subir e ter que segurar o portão automático para descer) então ocorrerá um desgaste acelerado deste componente que faz a transmissão da energia do motor para o acionamento do portão automático.
O conserto de portão será a substituição da engrenagem de redução do portão automático

Coroa interna de Automatizador de portão eletrônico da marca Peccinin

Sensor final de curso

Cliente relatou que seu portão automático não parava nos sensores finais de curso. Os sensores finais de curso de portões automáticos são duas micro laminas de metal que ao aproximar um imã faz com que estas laminas de metal entrem em contato uma com a outra e fechando um curto, tais laminas são montadas em um invólucro (bulbo) de vidro para proteção de umidade e oxidação.
Outros problemas que um sensor final de curso de portão automático pode causar é fazer com que o portão automático só funcione somente para abrir ou somente para fechar o portão automático e o conserto de portão automático será a substituição destes sensores. Muitas vezes os sensores estão em perfeito estado de funcionamento, e apenas o imã que fica na porca acionadora do portão automático que por algum motivo sai de seu lugar de alocação, e neste caso o conserto de portão automático será a recolocação do imã em seu lugar.

Sensor fim de curso de portão baculante

Central de portão basculante Peccinin - CP 4000

Central de portão basculante Peccinin, danificada após formigas construírem seu ninho, neste caso o indicado após a substituição da placa de portão automático será a aplicação de repelente de insetos na carenagem do automatizador de portão automático haja vista que se não o fizer as formigas provavelmente voltarão a fazer seu ninho no mesmo lugar.
Vale lembrar que a aplicação de veneno para formigas não é uma boa opção, pois no veneno há açúcar para que as formigas levem o veneno para o interior do ninho para exterminá-las, ou seja, com o veneno as formigas continuarão a vir.

Placa de portão Peccinin com ninho de formigas

Estator do motor queimado

Estator de motor de portão automático deslizante queimado, após diversas perturbações no fornecimento de energia elétrica.
Concessionárias de distribuição de energia como a Enel na cidade de São Paulo tentam por padrão indeferir pedidos de indenizações quando solicitado pelo cliente com base em normas da Aneel, que por sua vez não pode passar por cima de lei federal (código de defesa do consumidor) via de regra quando o conserto de portão tem um valor mais elevado eles indeferirão, basta que entre no juizado de pequenas causas que serão obrigado a cumprir a lei, pois neste caso a queima do estator se dá pela baixa tensão que aumentará a corrente que passa pelo estator do motor e este atingirá altas temperaturas ocasionando a sua queima.
O conserto de portão nesta situação acaba custando mais caro do que um automatizador novo.

Estator do motor queimado

Conserto de portão com a Central de portão danificada.

O conserto de portão automático neste atendimento emergencial foi a substituição da placa do portão automático, como pode-se comprovar visualmente que houve uma micro explosão do componente chamado Triac, pode-se afirmar também que foi uma forte descarga elétrica que causou o dano e normalmente quando ocorre este tipo de dano elétrico, para o total conserto do portão automático também deverá substituir os sensores finais de curso, pois estes são infinitamente mais sensível do que o componente danificado.

Central de automatizador mkn danificada

Controle remoto de Portão automático danificado

Em alguns consertos de portões o problema está no controle remoto do portão automático.
A solução recomendada e mais rápida será a substituição do controle remoto do portão automático, entretanto com uma escova de dentes e um pouco de acetona (utilizado para retirar esmaltes de unhas) pode-se fazer uma higienização no polo negativo onde acumula impurezas do tipo zinabre.
Em outros casos, ocorre uma fissura no micro chip do controle remoto do portão automático, embora ele acenda o led indicador, não irá emitir frequência alguma e desta forma não conseguindo acionar a placa do portão automático.

Controle remoto de portão eletrônico da marca Garen com zinabre no polo negativo

conserto de portão automático

Após desmontagem da carenagem do automatizador de portão, foi encontrada uma lagartixa que morreu eletrocutada ao encostar nas partes vivas da central do portão automático. O conserto de portão neste atendimento foi a substituição da placa do motor de portão pois nada mais foi danificado.
Foi orientado ao cliente a utilização de repelente para insetos para que não ocorresse o mesmo problema futuramente com o seu portão automático.

Lagartixa morre eletrocutada ao encostar nas partes vivas de central de automatizador

Conserto de portão eletrônico com a central Garen TSI.

O conserto de portão automático que possuem a central inversora da marca Garen torna-se muito prático, pois a própria placa inversora de portão eletrônico mostra o defeito que ocorre em seu display. Para este conserto de portão eletrônico bastou fazer a substituição do encoder e o automatizador do portão eletrônico voltou a funcionar perfeitamente.

Central inversora Garen com defeito

Central Garen

Substituição de central de automatizador da marca Garen, após substituição foi necessário substituir também os sensores finais de curso, é comum estes sensores também danificarem-se após uma forte descarga elétrica.

Central após a queda de um relâmpago

Braço articulado de portão basculante

O braço articulado do portão automático é danificado por instalações em desacordo com o manual do fabricante e outras vezes por arrombamentos, acidentes portão x auto ou ainda quando no fechamento/abertura acaba por abalroar veículos, sacos de lixos deixados na calçada, etc.
O conserto de portão será a substituição do braço articulado.

Serviços de fixação de braço articulado em portão basculante

Conserto de portão eletrônico Industrial.

O conserto de portão eletrônico industrial em sua maioria são nos componentes mecânicos, haja vista que sua eletrônica é devidamente protegida com dispositivos protetores de surto - DPS - por serem equipamentos de valores diferenciados, sua vida útil também é proporcional ao valor de investimento.

Automatizador deslizante industrial tri-fasico

Dispositivo protetor de surto - DPS

O DPS (dispositivo protetor de surto) é um equipamento com varistores, tais varistores fecham um curto quando a tensão de entrada ultrapassa 250 volts, desta forma obriga o desligamento do disjuntor, protegendo assim toda a fiação interna e o automatizador de portão.

Dispositivo protetor de surto conhecido também com DPS

Central de portão danificada por perturbação no fornecimento de energia em São Paulo

Central de automatizador parou de funcionar, substituído por central NewBack NB-52

Central de portão carbonizada devido a perturbação no fornecimento de energia

Substituição de coroa interna de automatizador de portão basculante Gatter

Motor funcionava, entretanto o automatizador permanecia parado, após análise verificamos o desgaste da coroa interna, realizada a substituição, o automatizador voltou a funcionar perfeitamente.

coroa interna de automatizador Gatter da Peccinin

Substituição de cabo de aço de portão basculante

Substituição de cabo de aço, haja vista que seu rompimento faz com que o portão fique extremamente pesado em sua abertura, chegando em alguns casos até quebrar a porca acionadora do automatizador do portão.

Cabo de aço de portão basculante, rompido.

Porca acionadora de portão automático

Responsável pela transmissão da força gerada pelo motor do automatizador para o portão automático. O conserto de portão eletrônico se da com a substituição da referida peça.
Muitos fatores ocasionam a sua quebra, desde o seu ressecamento devido as intempéries (chuva / sol) até forças externas como arrombamentos e acidentes com autos.

Porca acionadora de portão automático, faz a ligação do automatizador ao braço articulado do portão do portão eletrônico.

Automatizador PPA

Instalação, manutenção e conserto de automatizador de portão deslizante e motor de portão bascualnte PPA.

Motores de portões deslizantes e basculantes da marca PPA
Mundo dos Portões - Telefones: (11) 2748-7761 (11) 99849-4795 - CNPJ 24.912.069/0001-50 Rua Santa Marcelina, 836 CEP: 08270-070 São Paulo-SP